Fazenda São Bento - Melhoramento genético de bovinos Gir Leiteiro

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Um pouco da história da Fazenda São Bento

E-mail Imprimir PDF

Fazenda São Bento - Gir Leiteiro

Nascido em 9 de julho de 1952, Gilson Botelho Pereira, hoje proprietário da Fazenda São Bento, desde pequeno esteve em contato com bovinos, inclusive exemplares da raça Gir, visto que seu pai, Geraldo Fortunato Pereira, foi produtor de leite e também trazia uma admiração por esta raça indiana.

No dia 20 de agosto do ano de 1996, o atual proprietário da fazenda, Gilson Botelho Pereira, transfere seu gado leiteiro e equipamentos agrícolas, da Fazenda Congonhas, localizada no município de Cambuquira-MG, para a recém adquirida Fazenda São Bento.

Localizada no município de Três Corações, região sul de Minas Gerais, a Fazenda São Bento dedica-se às atividades de produção de leite, café e, mais recentemente, ao melhoramento genético de bovinos da raça Gir Leiteiro. Da área total da fazenda (86,4 ha), 10 ha são direcionados à cultura do café e os outros 76,4 ha são destinados à bovinocultura leiteira e às áreas de preservação.

Em decorrência de um gosto que vem de gerações, e motivado por sua esposa, Maria Heloisa, e seus filhos Rodrigo, Rosana e Renata, no mês de julho do ano de 2003, Gilson decide iniciar sua seleção de Gir Leiteiro, quando então adquire suas 3 primeiras matrizes, do criador Luiz Antônio de Almeida Noronha, de Jesuânia-MG.

No sistema de produção em que o Gir Leiteiro da Fazenda São Bento é selecionado, a alimentação é composta de pastagem (Tanzânia, Elefante e Braquiária MG-5, em sistema rotacionado) mais suplementação concentrada de acordo com a produção, na época das águas, e suplementação volumosa (Silagens de milho e sorgo), na época seca do ano. Por constatação científica e prática, acreditamos ser o sistema de alimentação baseada em pastagens, com suplementação concentrada na época das águas; e suplementação volumosa e concentrada na época seca, o mais econômico e o que deverá prevalecer na maior parte do país. Portanto, selecionamos nosso Gir Leiteiro no mesmo sistema em que os animais comercializados ou seus descendentes (oriundos de inseminação artificial) irão produzir, sem artificialismos e da forma mais econômica possível.

Fazenda São Bento - Gir Leiteiro